Ops... uma omelette, ou um omelette?
Pesquisando, descobri que a omelette é de origem francesa, e que lá, é considerada feminina. Assim sendo, vou obedecer a origem, e continuar dando preferencia ao gênero rosa choque!
Sou fã desse prato simples que costuma agradar a todos os paladares, inclusive, crianças.
Hoje usei pela primeira vez ovo de pata!
Li a respeito e percebi que existem controvérsias sobre os valores nutricionais. Há os que defendam ter muito mais proteínas e cálcio!
Fora a casca ser mais fininha e o ovo ser expressivamente maior que o de galinha, (mesmo sendo caipira!) não reparei nenhuma outra diferença; a não ser, de fato, pelas características nutricionais, imperceptiveis ao paladar.
Mas, vamos à receita:
- 1 ovo de pata (2 de galinha)
- 1/2 xícara de alho poró picadinho (a parte verde das folhas)
- 1/4 de cebola média picada em cubinhos
- 1/4 de xícara (chá) de leite
- manteiga
- sal e pimenta a gosto. (eu não uso pimenta)
Preparo:
Derreta a manteiga em fogo baixo e coloque o alho poró para refogar, com frigideira tampada.
Após, junte a cebola e deixe refogar, sempre com a panela tampada.
Enquanto isso, quebre os ovos, um a um em uma tigela e vá batendo com o batedor. Acrescente o bocado de leite, a pitada de sal.
Despejar na frigideira essa mistura e deixar tampado e no mínimo para que cozinhe por igual sem queimar o fundo da omelette.
Ficando fofinha, desligar e servir!
Tudo de bom! Essa receita serve tranquilamente 2 pessoas gulosas!!
Quem aprecia pimenta, essa é a hora de polvilhar.
DICA SOBRE OVOS:
Parece obvio, muito obvio, mas nem sempre temos esse cuidado ao cozinhar. E muitas vezes, o resultado é prejuízo e decepção.
Sempre que for usar ovos, seja a receita que for, quebre um a um, e coloque em um potinho de vidro separadamente do restante da receita. Fazendo dessa forma você evita a infelicidade de quebrar um ovo podre e comprometer todos os ingredientes da receita em andamento (bolo, tortas, omelettes...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário