31 de maio de 2012

Arroz Integral

Arroz integral tem de vários tipos e de vários jeitinhos de se fazer. Há até aqueles que vem na porção certa para duas pessoas, no saquinho, só para mergulhar em água fervendo e pronto, rapidão, super prático.

Mas, quis euzinha aqui gostar mais do arroz integral do tipo cateto, que é mais marronzinho, tem grãos menores e mais durinhos. Ao meu paladar, é mais saboroso e fica parecendo um risoto... adorooo!
Costumo comprar da marca Mãe Terra  mas há outras marcas também.

Esse cateto, descobri um jeito de fazer fácil e rápido se comparado com as outras receitas que já ouvi por aí.

Na pressão e para cada xícara de arroz, três de água.
Simples assim!

Ingredientes

Arroz Integral (cateto)
1 dente de alho.
sal a gosto.
fio de óleo para refogar
linhaça a gosto

Colocar na panela de pressão o arroz lavado. Fritar rapidamente juntando o óleo e o alho. Não é necessário refogar por muito tempo, já pode acrescer a água. Lembrando sempre, no arroz comum, dobramos a quantidade de água de acordo com as xícaras de arroz colocadas, nesse arroz, triplicamos.
Fechar a panela de pressão, e deixar no máximo, quando pegar pressão passar para o médio e marcar 20 minutos. Desligar a panela e deixar mais 15 minutos fechada.
Prontinho!


Um azeitinho por cima, fica muito bom! Gosto também de salpicar linhaça por cima.

2 comentários:

  1. Oii, Dani !!!

    Pois é, eu ando ensaiando prá começar a comer mais integrais-arroz e macarrão-mas pelo q vi o arroz demora prá ficar pronto,né.Well, se ficar gostoso já vale pq bom pra saúde sei q é !!!


    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana! Esse é demoradinho, e exige a panela de pressão para agilizar, mas, existem uns super rapidinhos de fazer, que já vi para vender no Extra. Vem em porção para duas pessoas, super prático. E quanto ao valor nutricional, é o mesmo. A minha preferência, é uma questão de gosto, ou frescurite mesmo... hehehe... Qualquer dia você prova, a saúde agradece sim, pode ter certeza, sem contar que é saboroso!
    Bjos
    Dani

    ResponderExcluir