11 de julho de 2014

Torta de Maçã




Essa torta de maçã arranca suspiros a cada garfada.
Adoramos aqui em casa. Kleber gosta dela acompanhado de café e chantily. Mas ela sozinha já é um deleite para o paladar de quem aprecia essa parceria feliz da maçã e da canela.  

Para começar, você irá precisar ter em casa:

- 1 embalagem de massa folhada 
- 10 maçãs fugi ou verde
- 1/2 xícara de uva passa
- 1 colher (sopa) de essência de amêndoa
- farinha de rosca 
- 2 xícaras de açúcar (demerara)
- 1 limão
- canela a gosto

Descasque e retire as sementes das maçãs, e vá colocando-as em uma vasilha com água e o suco do limão para não oxidarem. 
Escorra e rale as maçãs no ralo grosso (o processador ajuda muito nessa hora!). Coloque numa vasilha limpa, junte a uva passa, o açúcar, a canela, a essência, e aos poucos vá polvilhando a farinha de rosca. O recheio deve ficar úmido mas firme e é a farinha de rosca que dará essa consistência, por isso é importante ir colocando aos poucos e sentindo a massa.


Abra massa com o rolo com sobras para fazer as laterais, coloque todo o recheio e cubra com o restante da massa, decorando com tiras de massa, a seu gosto.

Forno pré aquecido, deixar assar por 40 minutos em forno médio.





Após assada, ela estará dourada e você pode decorar polvilhando açúcar de confeiteiro e canela.



Observações:

Sobre a forma:

Usei uma forma de fundo removível de 30cm de diâmetro. Mas pode-se usar também uma travessa e não desenformar, fica muito bom também. 
Outra opção para a mesma receita, é fazer ela enrolada como um rocambole. 
Visualmente, acho mais bonito assim, desenformada. Afinal, comemos primeiro com os olhos!

Sobre a Massa Pronta:

Sou fã dessas massas folheadas prontas há muito tempo e sempre tenho uma no freezer, porque são muito versáteis e fáceis de usar. Como são congeladas, é preciso apenas se planejar e esperar o descongelamento para trabalhar com a massa. Já usei a marca Arosa, muito boa, e também a Germana, que descobri aqui em Goiânia, igualmente boa e mais em conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário